top of page
Buscar
  • Foto do escritorRAPHAEL FIORE

Comprar apartamento na planta

Comprar apartamento na planta. Para isso tem dicas:

Está pensando em comprar apartamento na planta? Confira as dicas e realize seu sonho com segurança!

As vantagens de comprar apartamento na planta são inúmeras: Facilidade no pagamento. valorização do imóvel, Personalização do acabamento, dentre outras. Mesmo assim, podem surgir dúvidas se a compra é realmente segura, afinal, o imóvel ainda não está construído.



Compra de apartamento em lançamento.

Comprar um apartamento em lançamento ou na planta é adquirir um imóvel que ainda está no projeto ou está já, na fase de construção.

Essa é a forma muito comum e vantajosa para realizar o sonho da casa própria ou investir em um empreendimento com prazo e preço mais em conta.

Atenção às dicas para comprar apartamento na planta.

1. Escolha uma boa localização

O imóvel será entregue daqui alguns anos. Então, não meta os pés pelas mãos na hora da decisão. É importante que se atente primeiramente sobre a localização. Para isso, conheça previamente a região, caminhe pelas ruas ao redor e se certifique de que a estrutura do bairro atende às suas necessidades em relação à transporte; comércio; lazer; e o que mais for importante para você.

2. Informe-se da metragem e trio de criação.

A metragem do apartamento deve satisfazer suas necessidades pensando, até no longo prazo. Claro, você não vai comprar um imóvel hoje e quando ele ficar pronto e for entregue a família já ampliou.

Outro ponto, que poucos profissionais orientam é o “trio de criação” - aqueles que desenvolvem o projeto: Arquiteto, paisagista e decorador de interiores. Essa equipe faz a diferença na valorização do seu patrimônio

3. Conheça o projeto e materiais de divulgação

Saber exatamente o que vai comprar é essencial para fazer um negócio seguro. Por isso, quando for comprar apartamento na planta, comece olhando o projeto do empreendimento.

É nele que constam os detalhes técnicos do imóvel, como: metragem, citada acima; unidade escolhida em relação ao sol; vista do edifício; e tamanho e número de vagas de garagens, depósito, bicicletário, tomada para veículo elétrico, dentre outros.

Outro ponto de atenção são os materiais de mídia e book disponibilizados pela construtora ou incorporadora na época do lançamento. Geralmente, com a nova tecnologia, um empreendimento já conta com imagens preliminares criadas em 3D ou tour virtual, para que o cliente possa ter ideia de como será o imóvel após finalizado sem precisar sair da sua zona de conforto (residência/escritório).

Após análise da etapa acima, agende com seu corretor de imóveis de confiança sua visita ao stand de venda do empreendimento.

4. Visite o stand de venda.

Na visita ao stand de vendas terá a oportunidade de ver o apartamento decorado, para avaliar a disposição da planta do imóvel, checar as áreas comuns e observar outros detalhes como simular/alinhar uma proposta de compra junto com seu corretor e o coordenador do projeto, por exemplo.

5. Entenda o financiamento

Ao comprar um apartamento na planta, os pagamentos são realizados diretamente para a construtora até a entrega do empreendimento. Assim que o imóvel fica pronto, é hora de contratar o financiamento ou quitar o compromisso.

É importante que você entenda desde o início como funciona o financiamento, qual será o saldo a financiar, como é o processo de aprovação e quais taxas são cobradas ao longo do contrato.

Esse planejamento é essencial para manter sua saúde financeira e evitar imprevistos no momento da entrega do apartamento. Tudo isso deve ser esclarecido, em sua visita ao stand de vendas.

Lembrando, que os valores demonstrados no ato da proposta sofrerão reajustes, de acordo com a variação do INCC. Raros são os lançamentos, que contemplam INCC (ZERO), até a entrega das chaves.

6. Confira o memorial descritivo

O memorial descritivo é um documento oficial e obrigatório que a construtora deve ter disponível no stand de vendas, para análise do cliente. Ele reúne todos os detalhes sobre a realização da obra, tais como:


  • os tipos de materiais que serão utilizados;

  • a descrição das áreas sociais e privativas;

  • as etapas da obra;

  • o prazo de entrega;

  • o comprovante de propriedade do terreno;

  • a autorização da prefeitura para a construção;

  • e todas as informações que comprovam a regularidade do empreendimento a ser construído.


7. Leia o contrato e cláusulas propostas

O contrato de compra e venda é o documento que oficializa o negócio realizado entre as partes. Após assinatura, o cumprimento de suas cláusulas é obrigatório, por isso, é imprescindível a leitura com atenção. Se surgirem termos muito complexos ou jurídicos, vale a consulta a um advogado.

Além disso, não deixe de conferir o prazo de entrega e carência do apartamento, assim como possíveis taxas de pagamentos.

8. Peça toda a documentação do empreendimento

Ter um imóvel significa também dispor de documentos que comprovem a posse, ou seja, que confirmem que você é o proprietário daquele bem.

Abaixo relacionamos os principais documentos que você deve solicitar a construtora quando comprar um apartamento na planta ou até mesmo já pronto para morar:


  • Matrícula atualizada do imóvel;

  • Certidão de IPTU;

  • Cópia do CNPJ da construtora e do condomínio;

  • Certidões negativas (executivos fiscais, municipais e regionais; falência e concordata);

  • e o Habite-se na entrega do apartamento.


9. Custo/Benefício dos prazos

Um dos principais motivos que leva alguém a optar pela compra de um apartamento ainda na planta é o valor mais atrativo, isso porque em média o imóvel costuma ser de 20% a 25% mais barato que aqueles prontos para morar. Além, da valorização na ocasião da entrega, pois no período de obras, tantos outros projetos na região, sejam elas, de iniciativa pública ou privada impactam no valor do patrimônio da micro região.

10. Escolha o Consultor de Imóveis.

O Consultor de Imóveis tem por obrigação oferecer-lhe a melhor opção de compra. Desde a escolha de uma boa construtora, que é um fator decisivo para quem quer comprar apartamento na planta com segurança, até acompanhá-lo na conclusão do negócio.

Quer encontrar um apartamento para chamar de seu? Conheça todas as nossas opções de negócio, acessando: https://site.abyara.com.br/fiore-fiore.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page