top of page
Buscar
  • Foto do escritorRAPHAEL FIORE

Avaliador de imóveis. Conheça sua importância!



Você que é proprietário de imóveis deve conhecer o papel do avaliador de imóveis e a sua importância. Pensando nisso, vou falar sobre esse profissional, o que ele faz e sua importância. Então, se você é um interessado no assunto, acompanhe a leitura!


Quem é o avaliador de imóveis?


O avaliador de imóveis avalia a estrutura dos imóveis, para saber se têm boas condições e qual o valor deles. Contudo, suas atividades não se resumem apenas a compra ou venda de casas, apartamentos e outros tipos. Ele pode ser solicitado em outras ocasiões, por exemplo, na hora de dividir uma herança.


Então, mais do que avaliar o acabamento de uma casa e outros atributos, o avaliador de imóveis ajuda a preservar a justiça na partilha de bens, atrelando um valor ao imóvel em questão.


Esse profissional emite um laudo de avaliação com base em características observadas durante a análise, que são:


· Construção;

· Manutenção;

· Tamanho;

· Localização;

· Entre outros.


Tudo isso influencia no valor final e deve estar bem especificado no documento que irá validar a avaliação PTAM – Parecer técnico de avaliação mercadológica.


Importância do avaliador de imóveis.


O avaliador de imóveis é essencial não apenas para fazer controle de bens patrimoniais, mas também para a segurança e liquidez de negociações.


Para que um imóvel possa ser alugado ou vendido, é necessário que o bem seja devidamente avaliado. É depois disso que o seu preço é determinado, para que assim possa atrair pessoas interessadas.


Essa prática também é muito comum em processos judiciais e extrajudiciais, para provar o valor do imóvel. Exemplos dessas situações são divórcios, inventários, execuções, ações, desapropriações, indenizações e outros processos. Todos eles dependem do valor do bem para que possam ser discutidos, de modo a instruir, dentro dos moldes da justiça, as partes envolvidas. Nesse caso, o avaliador de imóveis pode ser solicitado por quaisquer das partes envolvidas no processo, inclusive para dar assistência ao juiz.


Qual a importância da avaliação?


Se um patrimônio for avaliado de maneira equivocada, pode fazer com que os negócios fiquem estagnados, ou, ainda, levar a prejuízos financeiros. Pense, por exemplo, em um proprietário que investiu na reforma e modernização de uma casa, com jardinagem, paisagismo, estruturação e materiais de construção de qualidade.


Obviamente, no momento da venda ou locação, ele quer receber um valor justo. Se a casa foi bem avaliada, vai atrair mais pessoas e possibilidades. Para isso, é necessário que o profissional responsável se atente aos detalhes para estabelecer um preço. Mais do que chegar a um valor justo para venda ou locação, terá em mãos a chave para a conciliação de bens e o sucesso de uma demanda judicial.


Contudo, para uma avaliação bem-sucedida, é imprescindível a participação de avaliadores de imóveis experientes e capacitados, com registro no CNAI. O Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários garante que o consultor imobiliário saiba considerar as nuances do imóvel no momento da avaliação.


Esta pode ser apenas estabelecendo um valor aproximado, ou então envolvendo todo um parecer técnico acerca das condições do bem, procedimentos realizados anteriormente, como serviços de demolição, ainda respaldo para cálculos e estatísticas.


Levando em conta essas informações, podemos dizer que o avaliador de imóveis é um profissional valioso que auxilia no sucesso das negociações envolvendo esses bens.


Ainda, é capaz de instruir processos variados que estejam relacionados ao valor da construção. Portanto, o avaliador de imóveis é indispensável para garantir procedimentos justos a todos os interessados.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page